Um texto sobre ter esperança

(Foto: Marcelha Pereira)

Perguntei para algumas pessoas qual era a expectativa delas sobre as suas vidas. Umas não souberam de início aonde eu queria chegar, outras pareciam que estavam esperando a pergunta de tão rápido e o quão profundamente responderam. Dos entrevistados, Beltrano diz preferir não criar expectativas. João assumiu não pensar muito nisso, mas deseja realizar tudo o que quer. Sicrano prefere esperar e ser surpreendido. Fernando espera sentir-se satisfeito com os caminhos seguidos. Josefino prefere um dia ser o roteirista da própria vida e noutro mero protagonista dela. Margarida quer a felicidade de um viver tranquila. Mariazinha quer somente que a vida seja. Entre outras respostas únicas. 

Ao longo das conversas, umas pequenas e outras longas, foi possível notar que cada um dos entrevistados é movido ao sentimento de que tudo pode dar certo no final, que irá realizar seus sonhos e ser feliz. Eles têm esperança. Até aqueles que dizem preferir não criar expectativas, a têm. E esse é o tema do texto de hoje. Qual seria o motivo além da esperança que lhe motivaria a seguir em frente e não desistir da sua vida?

Sabe aquela coisa de olhar para o lado bom? Chama-se ter esperança. Enxergar uma escapatória para um problema e se fixar em algo bom para continuar seguindo em frente. A esperança nos dá força para lutar por aquilo que queremos. Acho que a humanidade estaria perdida se não houvesse pessoas carregadas de vontade para mudar, se essas pessoas não tivessem esperança.

Você tem esperança, eu posso ver daqui. Se você apertou no link deste texto é porque teve esperança de que ele seria interessante. Um pouco de curiosidade também, mas até na curiosidade a esperança está inclusa. Você está me lendo porque tem esperança de que este texto lhe acrescente algo. E mesmo que não lhe acrescente nada, não perca a esperança.        

Já pensei em desistir do blog algumas vezes e se não fosse graças à esperança a qual carrego você nem estaria aqui me lendo. Consegue ver? A esperança é mais forte do que nossos medos. Se você para de ter esperança, você não chega a lugar algum. Você afunda na areia movediça que é a vida. E bem, ninguém está a fim de afundar, não é?

Mesmo que você acredite não conseguir ter mais esperanças, você irá achar algo a que se fixar. A esperança é um sentimento possuído por nós para conseguirmos avançar e não parar de nadar quando já estamos perto da areia da praia. A única coisa que temos que fazer é manter nossos olhos bem abertos e ver todos os lados. Temos em nossas mãos a chance de construir nosso futuro. Se ele vai ser bom ou não só depende de nós termos ou não esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoy te extrañe

O Escritor de Sonhos e O Sindicato das Bailarinas Circenses

Só por hoje me deixa ser