Capitalismo? Socialismo? Eu adoto a harmonia

(Foto: Marcelha Pereira)

O socialismo é um sistema que não consegue se estabelecer em cima do capitalismo, e talvez, nunca consiga. Mesmo um país adotando o socialismo, ele não consegue chegar a uma situação confortável por causa do capitalismo que está envolto em todos os tipos de relações, seja econômica ou política, e mesmo querendo não tem como escapar dele. Mesmo um país socialista tem sua parcela capitalista. Então o que fazer?

Para explicar onde quero chegar, tiro como o exemplo o Brasil. Onde as escolas não têm mais do que uma aula de filosofia e sociologia por semana, porque sabem que essas matérias montam o senso crítico dos jovens. Onde o mais rico sempre se sobressai ao mais pobre. Onde o bandido rico não é responsabilizado pelos seus atos e o pobre sim. Onde tudo é alcançado por intermédio da sabotagem.


O Brasil não precisa de um socialismo de mais e de capitalismo de menos, ou ao contrário; ele precisa de bons líderes que não pensem somente no dinheiro que entra diariamente em sua conta bancária. O Brasil não precisa de políticos que usam a Copa do Mundo como uma política do pão e circo para fazer a população se esquecer da calamidade da saúde pública, da insegurança nas cidades, da falta de educação, do preconceito que muitas pessoas sofrem dia-a-dia; e muito menos de cidadãos que se deixam enganar por essa política. 

O país pode ser capitalista (não tem para onde fugir), mas o líder tem que ter pensamentos sociais, humanos. Pensar não somente no que o dará dinheiro, mas sim no que vai ser bom para a população, consequentemente fazendo-o ficar mais uns quatro anos no poder. Não sei se é do brasileiro, mas tudo é na base do oito ou oitenta, ou eu gosto de frio ou de calor, ou eu sou de direita ou de esquerda e não é assim, tem que ter um meio termo. Exagero ou insignificância demais é ruim. Nem capitalismo, nem socialismo. Eu adoto a harmonia dos dois. 

Comentários

  1. Muito bem, Marcelha Pereira! A questão é essa! Uma pitadinha de socialismo é necessária, e até desejável. Os menos favorecidos sempre agradecerão! O grande problema é o exagero... O excesso, que faz o homem não querer mais ter a opção de trabalhar e produzir! Esse excesso que atravaca o crescimento do país!
    Observe que não há crescimento sem trabalho, sem produção! E não há, nem pode haver, trabalho sem qualificação profissional, o que implica, necessariamente, na necessidade de educar a população para que evolua, trabalhe, e faça a nação crescer!
    Cléa Faraj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Textos secretos

Verdades Absolutas

Nesse meio tempo eu perdi a sanidade