O silêncio

(Foto: Marcelha Pereira)

Estava estudando filosofia e uma frase me chamou atenção: "O silêncio desses espaços infinitos me apavora". Ela foi citada por Pascal para mostrar a angústia de quem vivenciou a substituição da teoria geocêntrica pela teoria heliocêntrica. Vocês devem saber que antes do século 17 (por aí) as pessoas acreditavam que a Terra fosse o centro do universo e que os outros planetas giravam em torno dela. Só através de Galileu Galilei novas descobertas foram feitas afirmando que os planetas giravam em torno do Sol e não da Terra, como pensavam, o que gerou um grande impacto.

O que Pascal disse não é ultrapassado para mim. Mesmo sabendo que os planetas giram em torno do Sol, existem muitas outras questões infinitas.  De onde viemos? Para onde vamos? O que somos? O que iremos ser? Ninguém sabe responder essas perguntas. Esses silêncios os quais estou me referindo, trazem consigo dúvidas. 

Meu professor de filosofia mencionou que acha interessante o poder da dúvida e eu também acho. É fascinante, mas muito intrigante. Fico horas fazendo questionamentos nos quais muitas vezes não tenho uma resposta e quanto mais eu penso, mais dúvidas eu tenho. O que me deixa frustrada é que não posso responder a maior parte dos assuntos que me fazem passar horas refletindo. Com isso, concluo que o silêncio também me apavora, Pascal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Textos secretos

Verdades Absolutas

Nesse meio tempo eu perdi a sanidade